segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Para dores, tensão muscular e outros: a nova moda é a “ventosa-terapia”.



Quem observa com atenção atletas de alto nível, já pode observar que alguns exibem manchar circulares roxas em algumas partes do corpo. Isso ficou evidente quando o mais importante atleta da natação Michael Phelps participou das provas com essas manchas nas costas. Trata-se da “ventosa-terapia”, um método terapêutico utilizado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) em que uma ventosa é colocada por sucção sobre a superfície da pele. Segundo especialistas, este método tem como funções principais esquentar e promover a livre circulação da energia do corpo, diminuir a tensão muscular e aliviar a dor.
Apesar de tantos adeptos, a ciência moderna não tem sido capaz de confirmar os benefícios desta prática, além de um efeito placebo.

 Como funciona o método

Registros históricos que temos conhecimento, os índios desenvolveram a técnica da ventosa-terapia utilizando chifres de animais, os chineses a usavam com bambus e, tempos depois, os europeus desenvolveram a técnica com copos de vidro. Assim, a terapia pode ser empregada de diversas maneiras. Tradicionalmente, um chumaço de pano é queimado dentro de um copo de vidro, o que cria um vácuo dentro quando o ar quente esfria. Os copos também podem ser ligados a uma bomba de sucção que, em ambas as formas, a região onde os copos foram colocados fica com vergões vermelhos inchados.
Segundo Kathleen Lumiere, professora assistente de acupuntura e medicina oriental na Universidade de Bastyr, acredita-se que a terapia pode mobilizar o fluxo sanguíneo da pele, resultando em “uma resposta imune leve”. O tratamento não é necessariamente indolor. Em alguns casos, há sangramento pelos poros o que segundo especialistas, resulta na saída das toxinas do organismo.

Há estudos científicos comprovando eficácia?

Ainda há pouca pesquisa em relação a ventosa-terapia. Segundo Romy Lauche, cientista da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, “Os estudos ainda são muito preliminares e não podemos dizer que é eficaz.”
Um ESTUDO de 2012, analisou 135 ensaios da ventosa-terapia e constatou que ela parece tem potencial efeito no tratamento do herpes, paralisia facial, acne e espondilose cervical, sem apresentar qualquer efeito colateral que não seja a mancha roxa característica. Mesmo assim, os pesquisadores ainda são muito receosos em afirmar que a eficácia é garantida.[Diariodebiologia]

Relacionados

Para dores, tensão muscular e outros: a nova moda é a “ventosa-terapia”.
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!