sexta-feira, 26 de agosto de 2016

transplante de cabeça em macaco já foi realizado com sucesso


Cientistas afirmaram que em 2017 o transplante de cabeça será realizado em um paciente human. O principal pesquisador por trás disso, Sergio Canavero, anunciou que o mesmo procedimento foi feito com sucesso em um macaco.  A imprensa tem divulgado alguns detalhes sobre os progressos realizados até agora pelo cientista e por um de seus colaboradores Dr. Ren Xiaoping, da Harbin Medical University, na China.
O Doutor Xiaoping conseguiu aperfeiçoar a técnica em camundongos, depois de ter realizado o transplante de cabeça em mais de 1.000 ratos. Os animais transplantados conseguiram respirar e beber água após a cirurgia de 10 horas, mas não viveram por muito tempo, só alguns minutos.


Ainda segundo os pesquisadores, o macaco sobreviveu ao processo sem sofrer nenhum dano neurológico. Mas há controvérsias quanto ao procedimento, pois o animal foi sacrificado após 20 horas por motivos éticos. Apesar disso, os cientistas comentaram que o objetivo não foi cronometrar o tempo de sobrevivência, mas sim manter o cérebro oxigenado, para que ocorresse o suprimento de nutrientes.
Canavero diz que sete artigos científicos devem ser publicados em periódicos especializados, apesar de a notícia ter aparecido somente na mídia. Um dos artigos debate o crescimento de nervos após lesão medular, o que tem o potencial de ajudar um grande número de pessoas que sofre esse tipo de trauma debilitante.
Outras equipes de pesquisa também tem se dedicado a buscar uma alternativa para os casos desse transplante. Vamos aguardar o próximo ano para ver se realmente isso vai acontecer!

Relacionados

transplante de cabeça em macaco já foi realizado com sucesso
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!