domingo, 25 de setembro de 2016

Pesquisa revela que os vírus são mais perigosos quando infectam pela manhã

Uma pesquisa publicada pela revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos demonstrou que os vírus são mais perigosos quando infectam suas “vítimas” pela manhã.  Eles têm dez vezes mais sucesso nesse período do dia, pois o nosso relógio biológico está mais suscetível. Outro ponto da pesquisa é que os vírus tem mais sucesso em pessoas com relógios biológicos desajustados, aqueles que trabalham em turnos alternados ou que sempre estão viajando.
Os vírus são dependentes da maquinaria celular para se replicar. Como o relógio biológico influencia o funcionamento do sistema imune e liberação de hormônios, essa pode ser uma grande causa da suscetibilidade a esses microrganismos.
No estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, camundongos infectados pela manhã com o vírus influenza (causador da gripe), ou com o vírus do herpes apresentaram níveis virais dez vezes maior do que aqueles infectados durante a noite. A alteração do relógio biológico dos animais pode facilitar o sucesso dos vírus, o que foi provado em testes.
Extrapolando para a nossa realidade, isso pode sugerir que as pessoas que trabalham em turnos diferentes, e tem um relógio biológico desajustado podem estar mais sujeitas a infecções virais. Essas descobertas podem contribuir para que os trabalhadores nessas situações entrem nos grupos de risco e possam receber a vacina anual contra a gripe.




Somente alguns vírus foram testados, mas já foi descoberto que vírus de DNA e RNA tem o mesmo desempenho em relação ao período da manhã, o que pode ajudar nas pandemias e surtos virais em todo o mundo.(Diariodebiologia)

Relacionados

Pesquisa revela que os vírus são mais perigosos quando infectam pela manhã
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!