sábado, 24 de setembro de 2016

Transtorno de personalidade borderline: você sabe o que é isso?

Cada grupo de 100 pessoas, de uma a seis tem esse tipo de transtorno de personalidade, o que é uma proporção bastante expressiva. Pouco conhecida e raramente mencionada, a personalidade borderline não é facilmente diagnosticada, afinal é preciso fazer uma avaliação profunda antes do veredito.
O principal sinal, no entanto, é de origem comportamental, já que a pessoa borderline tem uma vida marcada por instabilidade em termos de relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares, de trabalho ou de amizade.
A instabilidade tem a ver com o fato de que o transtorno faz com que o indivíduo tenha comportamento impulsivo e seja emocionalmente instável, fazendo com que os relacionamentos interpessoais sejam marcados por excesso ou falta de intensidade. O transtorno pode ser caracterizado por mais alguns sinais.
Publicidade
  • Medo intenso de abandono e de solidão;
  • Tendência a tomar decisões e a assumir riscos sem pensar em consequências;
  • Sensação de instabilidade e de vazio;
  • Pensamentos paranoicos e a crença de que as coisas à sua volta não são verdadeiras;
  • Raiva intensa por motivos banais;
  • Sensação de montanha-russa emocional, alternando entre ansiedade, depressão e euforia em pouco tempo.
  • Pensamento suicida e tentativa de automutilação;
Esses sintomas, obviamente, nem sempre caracterizam o transtorno, que pode apenas ser diagnosticado por um profissional de saúde mental. O tratamento inclui acompanhamento psicológico e medicamentoso, geralmente por meio de psicoterapia e do uso de antidepressivos.
A causa desse transtorno ainda é desconhecida, mas acredita-se que o desenvolvimento do borderline tenha a ver com questões hereditárias e/ou com outros problemas que afetam a mente, como o estresse pós-traumático. Se você acha que os sintomas acima descrevem a sua vida, não deixe de procurar ajuda médica. 

Relacionados

Transtorno de personalidade borderline: você sabe o que é isso?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!