quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Bananas vindas da Guatemala contaminadas com sangue HIV positivo estariam chegando ao Brasil. Mas, será que isso é verdade?


Mais uma vez, uma notícia assustadora está se espalhando pelas redes sociais em velocidade impressionante.
Uma notícia compartilhada por milhares de pessoas assegura que a Organização Mundial de Saúde estaria alertando sobre o perigo das bananas contaminadas com HIV! O  texto que já está disseminado pelo mundo surgiu na internet brasileira deixando milhares de pessoas assustadas com a possibilidade de que grande parte das bananas consumidas no Brasil que vem da Guatemala, e é possível que  possam existir cerca de 2 milhões de bananas infectadas com HIV que teriam sido distribuídas para várias partes do continente.
O alerta teria sido dado através da diretora regional para as américas da Organização Mundial da Saúde, Dra. F. Carissa Etienne. Carissa teria informado à imprensa que, após realizar as inspeções, as autoridades da Guatemala teriam averiguado que estariam injetando sangue infectado nas frutas. O alerta ainda sugere ao consumidos que se evite o consumo de bananas no continente até novo aviso.
Sempre pedimos aqui que antes de compartilhar este tipo de notícia, que seja feito em primeira mão uma pequena pesquisa nos grandes portais de notícias. Caso este tipo de alerta tenha sido dado por uma diretora do OMS, certamente todos as mídias estariam, obviamente, alertando a população!

Não há nenhuma comunicação oficial da OMS

A Dra. Carissa Etienne, realmente existe, no entanto, não foi responsável nem assinou nenhum alerta a este respeito. O texto também alega que a Organização Mundial de Saúde teria feito este alerta, mas uma busca no site da OMS para as Américas mostra que não houve nenhum comunicado por parte deles com relação às bananas com HIV!

O vírus HIV não sobrevive fora do corpo

O vírus HIV sobrevive fora do corpo por muito pouco tempo, pois é bastante sensível e frágil ao meio externo, não sobrevivendo fora de células vivas. Estima-se que o vírus da AIDS seja capaz de sobreviver cerca de uma hora fora do organismo humano. O calor, outros agentes físicos e agentes químicos inativam o vírus rapidamente. Quando o sangue, as lágrimas ou o suor secam, o vírus também morre e não tem chance de ser transmitido.

Isso quer dizer que se uma banana fosse infectada com o vírus da AIDS na Guatemala, é certeza que esse vírus não sobreviva até chegar ao consumidor.,

Bananas com manchas vermelhas

Sim, é real. Pode acontecer devido a ação de algum tipo de fungo, como do fungo referenciado pelo artigo do New Yorker, sobre uma doença que vem deteriorando milhões de bananas causando uma aparência de “putrefação de marrom, preto, e vermelho-sangue. ”
Portanto, pessoal, não há motivos para deixarmos de comer nossas bananas, pois essa história de frutos contaminados com HIV é mentira! [Diariodebiologia]


Relacionados

Bananas vindas da Guatemala contaminadas com sangue HIV positivo estariam chegando ao Brasil. Mas, será que isso é verdade?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!