O trevo de quatro folhas existe. Mas o verdadeiro trevo com as quatro folhas é resultado de uma anomalia genética, na qual a planta que deveria ter apenas três folíolos, acaba originando um folíolo a mais. O verdadeiro trevo de quatro folhas é formado a partir de plantas da família Fabaeae, do gênero Trifolium sp.. O nome já diz: tri=três e folium=folha, assim essas folhas só poderiam ter três folíolos!
Existem estudos sobre a essa anomalia no Trifolium sp. ainda não se sabe ao certo se é causada por fatores genéticos, ambientais ou ambos. Geneticamente, a raridade do trevo de quatro folhas sugere que gene recessivo em baixa frequência seja a causa da sua formação. Alternativamente, trevos de quatro folhas podem ser causado por uma mutação somática ou de um erro do desenvolvimento de causas ambientais. A condição também pode ser causado pela interação de vários genes que acontecer para separar a planta individual. Assim, eu diria que essas quatro razões poderiam ser aplicadas para cada caso. Dizem que existem cerca de 10.000 trevos de três folíolos por um de quatro folíolos.
Na verdade, os Trifoliuns podem ter até mais que quatro folhas, ou seja, é possível na busca de um trevo da sorte que você encontre 5, 6 ou até mais folhas. É raro, mas não é impossível. Um erro muito comum é dizer que o raminho do trevo só pode possuir as três folhas, na verdade cada raminho é uma folha e ela deve ser dividida em três folíolos, que são como “sub-folhas”.
Por causa deste estado místico do trevo da sorte, já existem estudos para cultivo de trevos verdadeiros com quatro folíolos na qual são criadas situações ambientais adversas e técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir. Mas atenção: existe uma confusão muito grande quanto ao verdadeiro trevo da sorte, a Oxalis tetraphylla uma espécie de planta que possui naturalmente quatro folhas costuma ser vendida como trevo da sorte, tirando proveito do estado místico de trevos de quatro folhas.
De acordo com tradições, como folhetos trazer boa sorte aos seus descobridores, especialmente se encontraram por acaso e caso você seja contemplado não deve presentear ninguém a sorte que foi sua. Segundo a lenda, cada folheto representa algo: O primeiro é a esperança, o segundo é a fé, o terceiro é para o amor e se encontrar o quarto, indica sorte.
O trevo de quatro folhas realmente existe?
4/
5
Oleh
josé