domingo, 2 de outubro de 2016

Um homem jogou sal na praia quando de repente…

Lingueirão mais conhecido como Razorfish, ou ainda melhor, peixe-navalha, (Solenidae) é uma família de moluscos bivalves da ordem Veneroida . O animal é popular na culinária de alguns países europeus e do Canadá Oriental. Ele se enterra na areia e possui uma espécie de tromba, que ao entrar em contato com sal se projeta para fora da areia como se fosse um tubo, conhecido por sua forma retangular alongada, que se assemelha a uma navalha. A “concha de barbear” chega a medir a 23 centímetros de comprimento. A margem dorsal é reta, enquanto a margem ventral é curvo.




O molusco vive sob a areia a uma profundidade segura. Sua atividade de escavação é composta por seis etapas, repetem ciclicamente. Um ciclo de escavação envolve a integração do pé muscular (o que ocupa uma grande parte do corpo), com a abertura e o fecho da válvula e um fim.

O pé é insuflado hidraulicamente, em seguida, chama a casca para baixo e assim cava a areia. O molusco também esguicha água para dentro da areia, retirando areia solta do seu caminho. O pé é pensado para exercer uma pressão de 2 kg.
Sua presença é revelada por um buraco em forma de buraco de fechadura na areia, feita por seus sifões durante a suspensão de alimentação para plâncton. 
O problema da vulnerabilidade desse animal, muito fácil de ser pescado na natureza, é o que está fazendo com que os números dessa espécie caia de forma acentuada. Em alguns anos pode entrar para a lista vermelha de animais ameaçados.


Relacionados

Um homem jogou sal na praia quando de repente…
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!