sábado, 26 de novembro de 2016

Como se formam os ovos dentro das aves?

Bem, o ovo se forma num processo lento, que dura em média 25 horas e se divide em duas fases. A primeira, com duração de 4 horas, corresponde à formação de todos os componentes internos do ovo. A segunda fase leva até 21 horas e é quando ocorre a deposição de cálcio para a formação da casca. Nos ovários forma-se a gema, com a incorporação de sais minerais, proteínas e lipídios e o desenvolvimento se dá desenvolve à medida que caminha pelos compartimentos ovidutos. A casca é formada no útero, onde recebe uma grande quantidade de água e vitaminas.
Durante todo esse processo o ovo não tem a forma ovalada que conhecemos, na verdade eles são esféricos (redondos) quando ainda estão no interior do animal e possuem uma casca macia e maleável. Esta forma característica que conhecemos, se dá quando o ovo é forçado atráves do oviduto: os músculos se contraem, empurrando-o mediante movimentos ondulatórios (peristáticos). No início do processo o ovo é esférico, depois fica meio conico e só no final quando a casca entra em contato com o oxigênio e endurece, é que ele se torna ovalado.
O ovo se forma na ave mesmo se não for fecundado, da mesma maneira que a mulher ovula todos os meses, mesmo sem ter relação sexual. As galinhas, por exemplo, botam ovos todos os dias. O ovo não fecundado é aquele que consumimos (nos fecundados, a gema serve para a alimentação do embrião).


Sem-Título-2

Relacionados

Como se formam os ovos dentro das aves?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!