sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Pular refeições engorda! Veja o que acontece no seu corpo quando você deixa de fazer alguma refeição do dia

No desespero para perder peso de forma rápida, algumas pessoas acreditam que saltar uma ou outra refeição faz grande diferença no processo de emagrecimento. Ou mesmo acreditar que apenas um copo de suco verde no café da manhã vai dar energia necessária para aguentar até a hora do almoço. De uma vez por todas, precisamos esclarecer que pular refeições não emagrece. Muito pelo contrário, é bem provável que você ganhe alguns quilos a mais com essa brincadeira.
Para funcionar bem, nosso  corpo necessita de determinado número de calorias e nutrientes e aumentar o intervalo entre as refeições não muda isso. Ao contrário do que muita gente pensa, quando nosso organismo está carente de alimentos, começará a estocar gordura e ainda avisará ao cérebro, que, obviamente, fará com que você sinta FOME, assim mesmo, em caps lock. O resultado disso é que acabamos comendo muito mais na próxima refeição, ou não seremos capazes de resistir a um doceoferecido fora de hora. E pior: de acordo com estudo publicado na revista Metabolism em 2007, o cérebro fica condicionado a exigir alimentos com carga calórica maior, ou seja, carne com gordura, batata frita, carboidratos de todo tipo.
Pular o café da manhã é pior ainda. Um estudo apresentado durante a reunião anual da Endocrine Society, mostrou que deixar a refeição matutina de lado é uma péssima ideia. Essa atitude condiciona o cérebro a desejar alimentos ainda mais calóricos ao longo do dia. Outro estudo publicado no American Journal of Epidemiology  pessoas que pulam o café da manhã tem 4,5 vezes mais chances de se tornar obeso.

O que acontece com o corpo quando pulamos refeições?

O jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo, provocando hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). O açúcar funciona como um combustível para o corpo e se ele não está circulando nas quantidades certas, cada órgão é afetado. Isso fará com que nos sintamos cansados e indispostos. Ao mesmo tempo, sem receber um renovador pacote de calorias, seu organismo faz um esforço além para conservar energia. O resultado é um metabolismo mais lento e isso sim pode fazer com que ganhemos peso.
O cérebro também é afetado pela falta de comida. Sem um suprimento constante de nutrientes, suas funções intelectuais e emocionais levam um verdadeiro golpe fazendo com que fiquemos extremamente irritados. O hábito de pular refeições ainda detonam os seus músculos, que acabam se tornando fonte de combustível, e o resultado se traduz em fraqueza, tontura e mal-estar. [ Diariodebiologia ]

Relacionados

Pular refeições engorda! Veja o que acontece no seu corpo quando você deixa de fazer alguma refeição do dia
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!