sábado, 12 de novembro de 2016

O que determina o momento do parto? Como o bebê sabe que já é hora de nascer?

O bebê passa ali 9 meses e de repente resolve que chegou a hora de nascer, o útero começa a contrair e o parto acontece. Como o bebê, sabe que “chegou a hora”? Pois é, o momento certo do parto é regulado através de hormônios principalmente, produzidos pela mãe. O principal é chamado de ocitocina que regula todo o processo de contrações uterinas. No começo da gravidez a produção de ocitocina acontece, mas o útero não possui receptores para este hormônio, é por isso que o bebê passa todo o tempo se desenvolvendo sem que as mães tenham as contrações fora de hora.
Estes receptores de ocitocina vão aparecendo gradativamente no decorrer da gravidez. Assim que todos os receptores necessários estão ali e se ligam as ocitocinas e desencadeia as contrações, acaba ocorrendo o estímulo do útero para produção de outro hormônio chamado prostaglandinas. Sem a produção destes hormônios, não haverá a adequada dilatação do colo do útero e o parto poderá não progredir normalmente.
Não se sabe ao certo o que realmente desencadeia o trabalho de parto, mas sabe-se que, quando o hipotálamo – região do cérebro responsável determinar processos metabólicos) do feto alcança certo grau de maturação, estimula a hipófise fetal a liberar hormônios que estimulam a placenta a secretar mais protaglandinas. Estas promovem contrações da musculatura lisa do útero.
O interessante é que todo o trabalho de parto é ordenado por ações hormonais. Outros hormônios também agem em todo processo: relaxina (aumenta os receptores de ocitocina no útero), estrogênio (aumenta o grau de contratilidade uterina)… Ainda não se conhecem os fatores que realmente interferem no trabalho de parto, mas uma vez que ele tenha iniciado, há um aumento no nível de ocitocina, elevando muito sua secreção, o que continua até a expulsão do feto.
Bom, mas quando uma gravidez já alcançou 9 meses e o bebê já está amadurecido mas a mãe não sente nenhuma contração. Os médicos costumam injetar uma ocitocina sintética que ajuda a acelerar o trabalho de parto. Mas o corpo também produz outras substâncias inibitórias. A progesterona, por exemplo, mantém seus níveis elevados durante toda a gravidez e isto inibe as contrações uterinas, pois bloqueia sua resposta a ocitocina e as prostaglandinas. [Diariodebiologia]

Relacionados

O que determina o momento do parto? Como o bebê sabe que já é hora de nascer?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!