quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Maiores mentiras e verdades sobre depilação!


O que precisamos saber sobre os pelos que cobrem nosso corpo: Cada poro é um pelo em potencial, um folículo piloso pode produzir até 4 pelos ao mesmo tempo. Se um pelo entorta ao nascer, ele pode ficar dentro da pele ficando “encravado”, a melhor opção é retirá-lo coma pinça. O ideal é se depilar na direção do pelo. Se ele for raspado em outro sentido, pode inflamar, pois o folículo é arrancado agressivamente. Depilar deixando manchas avermelhadas podem resultar em manchas escuras no futuro.
Para os homens é importante saber que os pelos da barba surgem por causa da ação da testosterona. Se o homem tem muita ou pouca barba depende exclusivamente da sua genética e/ou idade (rapazes mais jovens tem menos barba). Ter muita ou pouca barba não tem nada a ver com a depilação.

1. Depilar com cera afina os pelos?

Mentira: O que acontece é que com a remoção da penugem pela raiz, uma ponta fina surge na pele dando esta impressão quando volta a crescer, e quando é utilizada a lâmina, ocorre o oposto passando a impressão de ser mais grosso.

2. A depilação com cera causar manchas na pele?

Verdade: Quando depilamos é importantíssimo usar filtro solar no local, pois as manchas escuras podem surgir caso haja exposição ao sol sem o uso do protetor solar após a depilação ou se a cera quente for aplicada sobre algum tipo de lesão. A cera depilatória tira a camada de proteção da pele, deixando-a mais exposta e vulnerável.

3. A depilação com a cera quente dói menos do que com a cera fria?

Verdade: A cera quente atua como relaxante sobre a pele, dilatando os poros, o que facilita a retirada do pelo com mais facilidade e menos dor.

4. A reutilização da cera não traz problemas de pele, pois ela é fervida novamente e mata qualquer tipo de bactéria?

Mentira: Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes.  Então, para quem gosta de cera é se certificar de que ela é descartável e não está sendo reaproveitada, o que pode ser foco de infecções.

5. Não se deve fazer nova depilação com cera em menos de um mês da depilação anterior?

Verdade: Recomenda-se que a sessão de depilação seja repetida depois de pelo menos 28 dias, que é o período que a pele leva para se recompor após a utilização de cera depilatória, que retira a camada córnea da pele, deixando-a desprotegida.

6. A depilação com cera quente faz os pelos crescerem mais depressa do que a depilação com cera fria?

Mentira: Toda depilação realizada com a retirada dos pelos pela raiz faz com que os pelos levem, em média, de 20 a 25 dias para crescer novamente.

7. Depilações em áreas íntimas tiram a proteção que os pelos dão às mucosas, causando coceira quando os pelos começam a crescer?

Mentira: Quando os pelos são retirados com cera quente e pela raiz, nascem mais finos e a depilação não causa coceira ou qualquer irritação. O mesmo não acontece quando a depilação é feita com lâmina de barbear, já que os pelos crescem dando impressão de estarem mais grossos e, ao romperem a pele, podem irritá-la.

8. Depilar com lâmina engrossa o pelo?

Mentira: Não existe nada que se faça com a haste do pelo que mude a sua característica natural. Nossos pelos possuem a base com o diâmetro maior, ou seja, ali na base é naturalmente mais grosso com um depósito maior de queratina. Quando usamos lâmina para raspar o pelo aquela parte mais grossa é cortada ao meio. É só crescer um pouquinho que logo começa a arranhar e dá aquela impressão de que o pelo ficou mais grosso e até mesmo mais escuro.

9. Dói mais depilar-se no período pré-menstrual e durante a menstruação?

Verdade:Durante a menstruação as mulheres convivem com o corpo mais fragilizado devido aos hormônios. A depilação passa a ser um estímulo agressivo e doloroso. O ideal é evitar se depilar durante a TPM e nos dias em que a menstruação desce.

10. Depilar a sobrancelha ou buço com cera quente provoca flacidez facial?

Mentira: Isso não tem fundamento!  A depilação é um estímulo superficial, enquanto a flacidez é normalmente causada pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina, que não são atingidas durante a depilação. Isso vale também para outras partes do corpo, como as pernas

11. Mulheres sentem mais dor ao depilar a pele no inverno?

Verdade: No caso dos dias frios, involuntariamente a musculatura se contrai, fica mais tensa e sensível. Com isso, o ato de puxar a pele torna-se mais traumático e dolorido. Mas se for inevitável, depilar depois de um banho quente é uma ótima alternativa.

12. Depilação com cera pode estimular o aparecimento de varizes?

Mentira: As varizes só aparecem pela falta de capacidade da veia de retornar o sangue. Mas quem tem tendência a vasinhos dilatados deve evitar a cera quente. Isso porque esses vasos são mais superficiais e sensíveis à vasodilatação provocada pelo calor.

13. Faz mal aplicar laser em local com tatuagem?

Verdade: Nunca devemos depilar a laser uma área que foi tatuada. O laser pode penetrar na camada da pele onde o desenho foi feito e manchá-lo, clareá-lo ou apaga-lo parcialmente. Então se você quer manter sua tattoo bonita, nunca use laser nela. [Diariodebiologia]
{D7E01234-3C13-421D-9C74-03B7C8FEF962}_018
depilacao-axilas-cuidados-discovery-mulher

Relacionados

Maiores mentiras e verdades sobre depilação!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!