Segundo a Associação Brasileira de Medicina do Sono, o sono é um processo que envolve múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central, é um estado de repouso onde há a suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária, que acontece tanto no ser humano como em animais.
O controle do sono não depende apenas de fatores externos, e mas também de mecanismos internos (endógenos) do organismo. Esses mecanismos são chamados de relógios biológicos e são capazes de controlar os ritmos biológicos mesmo na ausência de estímulos ambientais.
1 – A temperatura do seu corpo cai
Como a maioria dos músculos ficam inativos durante o sono, e assim gastam menos calorias, a temperatura corporal diminui. Por isso sentimos mais frio durante a noite. Tem até uma hora exata: nosso corpo atinge a temperatura mínima as 2h30.
2 – Seus olhos se movimentam
Sem você perceber, os olhos giram nos primeiros estágios do sono, e depois eles se comprimem.
3 – Seu corpo pode se mexer
Os braços e as pernas se movimentam involuntariamente, a chamada mioclonia noturna. As vezes esses movimentos podem interromper o sono.
4 – Sua pele se regenera
Que todos trocamos de pele, isso você já sabe! Mas durante a noite, a taxa metabólica fica mais intensa, produzindo mais células e diminuindo a taxa de quebra das proteínas. As proteínas são fundamentais para os reparos na pele, então, quanto melhor dormimos, melhor será nossa pele.
5 – Seu cérebro se livra de informações inúteis
Ainda bem que durante a noite todas aquelas informações que somos bombardeados é filtrada e não lembramos mais daquelas informações inúteis. Isso faz bem para a saúde: esquecer de informações inúteis faz bem para o cérebro.
6 – Sua garganta fica mais apertada
Durante a noite, a musculatura do pescoço permanece ativa para que possamos respirar, diferente dos outros músculos, que relaxam. Apesar disso, a musculatura ao redor da garganta fica amais estreita, causando o ronco.
7 – Você libera hormônios
A liberação do hormônio de crescimento, fundamental para a reprodução celular e regeneração acontece durante o sono de ondas lentas. Acontece também a liberação da prolactina, que regula nosso sistema imunológico.
8 – Seu sistema imunológico fica superativo
A falta de sono ou noites mal-dormidas prejudica o sistema imunológico. Por exemplo, pessoas que tomam a vacina contra a gripe e não dormem o suficiente na noite seguinte chegam a não criar os anticorpos necessários para a proteção contra o vírus.
9 – Você perde peso
Perda de peso, e não de gordura! Durante o sono o corpo perde água através da respiração e da transpiração. Então se você quer emagrecer, uma boa noite de sono é fundamental para complementar a dieta, por causa da produção de hormônios.
10 – Você cresce
Podemos acordar alguns centímetros maiores do que quando fomos dormir. Isso acontece porque a coluna se expande e não precisa aguentar a pressão do peso do corpo quando ele está em pé.
11 – Sua pressão arterial cai
Por não estar em movimento e em total repouso, a pressão sanguínea diminui durante o sono.
12 – Você pode ter excitação sexual
Ainda não se sabe por que o cérebro cria histórias surrealistas enquanto dormimos. Uma pessoa pode ter até cinco sonhos durante a noite, e geralmente eles acontecem logo depois que pegamos no sono, pois o cérebro está mais ativo. Todas as pessoas sonham, mas algumas não se lembra o que sonhou. Assim como os homens, muitas mulheres podem ter orgasmos enquanto dorme. Leia sobre isso: Pesquisa revela que 37% das mulheres têm ‘Clímax do sono’. Já aconteceu com você?
14 – Você toma decisões
O cérebro é capaz de processar informações e até se preparar para tomar decisões, mesmo enquanto dormimos. Ele também é capaz de fazer conexões importantes e descobertas durante o sono.
15 – Você solta muitos puns
Como todo o corpo, o esfíncter também fica relaxado, e os gases saem com mais facilidade do seu intestino. Ainda bem que o sentido do olfato fica menos apurado, então nem sentimos o fedor.
16 – Seu corpo faz “detox”
Durante o sono o corpo se livra de algumas toxinas e rejuvenesce. Esse é o motivo daquela cara renovada de manhã. Por outro lado, se o sono não foi suficiente, a aparência pode ser desagradável.
17 – Você acorda e não percebe
Durante as trocas dos níveis de sono, podemos acordar em intervalos bem pequenos. Por serem momentos curtos, acabamos nem percebendo.
18 – Você tem maior tolerância à dor
Nosso corpo fica totalmente relaxado e paralisado durante o sono, então os nervos não sentem os sinais de dor com a mesma facilidade que recebem quando estamos acordados. Por isso também não escutamos, enxergamos, sentimos cheiros e temos uma boa percepção tátil também. [ Diariodebiologia ]
Veja 18 atividades do seu corpo enquanto você está dormindo!
4/
5
Oleh
josé