quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Estudos científicos apontam 10 sinais de que você é inteligente e não sabe

Definitivamente, a inteligência é uma coisa difícil de medir. Parece não existir uma receita para se tornar mais esperto e ainda é muito difícil ainda relacionar certas características à inteligência. No entanto, diversos estudos e pesquisas científicas mostram que existem vários hábitos comuns entre pessoas inteligentes ou que gostam de exercitar a mente. Temos aqui dez sinais que podem indicar que é mais inteligente que a média.
  • Você é o irmão mais velho

Longe de querer abrir aquela competição entre irmãos agora, mas ser o primogênito é um sinal de que uma pessoa é mais inteligente. Parece que isso é comportamental e não biológico.  A criança mais velha recebe mais atenção dos pais, aprende mais com eles e exercita esses conhecimentos explicando coisas para os irmãos mais novos. Em um estudo da Universidade de Oslo, na Noruega, os primogênitos tinham um QI de 103 (3 pontos a mais do que o dos segundos filhos e 4 a mais do que os terceiros). E a situação só piora se um dos irmãos morre. Quando os caçulas já tinham morrido, o QI dos mais primogênitos tendia a ser menor – e vice-versa: quem perdia o irmão mais velho também desenvolvia um QI maior.
  • Você é canhoto

No passado ser canhoto era ruim, errado e muitas vezes demoníaco. Mas agora, estudos revelaram que quem usa a mão esquerda tende a resolver problemas de uma forma mais criativa. Pelo menos foi o que mostrou um estudo da universidade de Princeton, no qual mil pessoas tinham que resolver problemas lógicos. No final, os canhotos se saíram muito melhor que os destros.
  • Você é bagunceiro e vive bem no meio da bagunça

Em um estudo publicado na Psychological Science, 48 pessoas passaram por uma série de testes. Metade delas participou do teste em um local organizado, a outra metade em salas cheias de bagunça: os participantes das salas organizadas, notaram os cientistas, muitas vezes respondiam somente o que era esperado deles, mas as salas bagunçadas parecem ter estimulado respostas bem mais criativas e corretas.
  • Você tem um gato

Pode ser que a guerrinha entre donos de gatos e donos de cachorros tome um rumo diferente agora. Isso porque, uma pesquisa da Universidade de Carroll  indicou que quem é tutor de gatos é mais inteligente, enquanto quem curte cães é mais extrovertido. O estudo concluiu que quem escolhe gatos como pets geralmente não curte sair, e acaba tendo hobbies mais intelectuais, como ler, ver filmes e pesquisar.
  • Você estuda ou estudou música

Quem realmente chegou a estudar – ou estuda – música é mais inteligente do que a média. Quem disse isso foi a conclusão de uma pesquisa feita em 2011 no Instituto Baycrest, no Canadá, em que ficou comprovado que antes e depois de 20 dias de aulas de música, crianças de 4 a 6 anos fizeram testes de inteligência verbal – e no fim do processo, foram 90% melhor no teste do que antes. Vamos estudar música minha gente!
  • Você aprendeu a ler cedo

Em 2012, cientistas estudaram cerca de duas mil duplas de gêmeos idênticos no Reino Unido e perceberam que o irmão que aprendeu a ler mais cedo conseguia melhor desempenho nos testes de habilidade cognitiva. Os pesquisadores afirmam que aprender a ler cedo ajuda a aumentar a habilidade verbal e não-verbal.
  • Você não come carne




Bom, aí complica! Ao longo de 20 anos, 8 mil pessoas tiveram a dieta analisada nessa pesquisa da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Quem não comia carne tinha um QI pelo menos 5 pontos maior do que os carnívoros – e a maior parte dessas pessoas tinha o ensino superior completo e os empregos com maiores salários. Ponto para vegetarianos e veganos!
  • Você tem preferência pela noite

Em termos de intelecto, pessoas “noturnas” costumam superar aqueles que preferem acordar cedo, segundo um estudo publicado em 2009. Evidências indicam que hábitos noturnos não eram comuns entre nossos ancestrais e os cientistas acreditam que indivíduos capazes de defender novos valores evolutivos tendem a ser mais inteligentes.
  • Você é alto

Um estudo da universidade de Princeton notou que, a partir dos 3 anos, as crianças mais altas já começam a se sair melhor em testes cognitivos. Quando crescem, essas mais altas também conseguem empregos melhores. A explicação é que, desde pequenas, pessoas mais altas parecem mais maduras – e são tratadas como tal. Só que isso acaba realmente dando mais confiança, e a pessoa passa a se esforçar mais para superar as expectativas.
  • Você bebe regularmente

Em um estudo, o psicólogo Satoshi Kanazawa descobriu que crianças e adolescentes com os melhores resultados em testes de QI passaram a consumir mais bebida alcoólica na vida adulta do que as crianças com resultados menores. [Diariodebiologia]

Relacionados

Estudos científicos apontam 10 sinais de que você é inteligente e não sabe
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!