quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Carvão vegetal pode clarear os dentes?

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, as receitas caseiras que utilizam bicarbonato de sódio, carvão, morango, casca de banana, suco de limão e casca de laranja, entre outros, não tem a capacidade de clarear os dentes. E mais do que isso, elas contém substâncias corrosivas que são capazes de remover a camada mais superficial dos dentes.


No caso da limpeza com bicarbonato de sódio, o atrito com a superfície do dente até elimina as manchas externas, limpando essa superfície, mas não clareia. O bicarbonato enfraquece o esmalte do dente, tornando-o mais poroso, por ser uma substância abrasiva. A utilização do limão ou casca da laranja, com pH ácido, causa uma erosão no dente, provocando até reações de hipersensibilidade.

Sobre o carvão vegetal

De acordo com cirurgião dentista Luiz Rodolfo, do site DicasOdonto o carvão vegetal é um produto obtido através de queima controlada, possui baixo teor de oxigênio e na medicina é aplicado em casos de envenenamento por ingestão de substância tóxica. Mas isso não significa que tenha o poder mágico de clarear dentes amarelados.
O carvão não tem qualquer poder de clareamento dos dentes e ainda pode fazer mal. Ao usar o produto conforme recomendado por diversas blogueiras, há uma impressão de que os dentes estão sendo clareados porque a abrasividade do carvão faz micro arranhões no esmalte do dente. A longo prazo esses pequenos arranhões deixarão o dente susceptível a cáries, deixará os dentes fracos e quebradiços.
Então, a resposta é: Não, o carvão não clareia os dentes e ainda pode fazer muito mal a eles. [Diariodebiologia]

Relacionados

Carvão vegetal pode clarear os dentes?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!