segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Por que sentimos cãibras?

A cãibra (ou cãimbra) nada mais é do que uma contração involuntária do músculo esquelético, por isso causa aquela dor quase insuportável. Sabemos que uma das formas de adquirir energia para sobrevivermos é a partir do processo de respiração celular que utiliza oxigênio e glicose para tal. A molécula de glicose é “quebrada” pelo oxigênio, capturando sua energia.
Assim, uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido muscular. Essa, é aquela cãibra mais comum, que acontece durante os exercícios físicos, muito frequente quando estamos nadando. Essa dor quase insuportável acontece quando o oxigênio que chega ao músculo não é suficiente para a obtenção de toda a energia necessária. Para compensar essa falta, as células musculares realizam fermentação láctica e acumula ácido láctico no tecido muscular. Isso produz dor e fadiga.
Alguns especialistas sugerem que esta contração dos músculos ocorre pela desidratação, quando a pessoa faz muita atividade física sem repor principalmente água e minerais, pois as cãibras também estão relacionadas com a diminuição do nível de alguns minerais como cálcio, potássio e magnésio em nosso organismo. Muitas pessoas falam sobre a falta de potássio como causa de câimbras. Na verdade, baixos níveis sanguíneos de potássio pode até causar contrações involuntárias, mas seu principal sintoma é fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio ainda parecem ser as causas mais importantes e comuns de câimbras.




Aquelas que ocorrem à noite (cãibra noturna idiopática) ocorrem geralmente em pessoas com histórico de sedentarismo, depois de um dia de grande atividade física (que é uma novidade para o organismo) ou na presença de doenças crônicas que diminuem nosso estoque de minerais. Nesses casos, o ideal é fazer um leve alongamento antes de dormir.

Relacionados

Por que sentimos cãibras?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!