sábado, 11 de fevereiro de 2017

Por que as partes do corpo amputadas precisam ser mantidas no gelo até serem reimplantadas?

 o reimplante é definido como uma religação cirúrgica de um membro amputado com o objetivo de se obter a recuperação estética e funcional. O procedimento cirúrgico consiste na reconstrução e religamento de estruturas, principalmente artérias e veias, para recuperar o fluxo sanguíneo.
O primeiro reimplante realizado com sucesso ocorreu nos Estados Unidos em 1962, realizado por Ronald Malt em uma criança de 12 anos que teve seu braço amputado. Desde então, diversos estudos e técnicas cirúrgicas vem sendo aprimoradas.
Mas para que o reimplante seja bem sucedido, é fundamental a atenção rápida com alguns cuidados a serem tomados em relação ao membro amputado. Em primeiro lugar, o ideal é lavar a parte amputada para eliminar sujidades, irrigando com soro fisiológico. Em seguida, o segmento amputado deverá ser envolvido em compressas estéreis embebidas em soro fisiológico. Após este procedimento, a parte amputada deverá ser acondicionada em um saco plástico que deverá ser colocado em um recipiente contendo gelo. Não se deve utilizar gelo seco e jamais colocar a parte amputada diretamente no gelo, para evitar queimaduras.
O objetivo de se manter um membro amputado em baixas temperaturas (cerca de 4º C) é para retardar os processos de degradação celular, lesão vascular (lesões de vasos sanguíneos) e necrose (morte celular), causados pela ausência de perfusão sanguínea. Estas alterações surgem após 6 horas do trauma e, por esta razão, a agilidade e o acondicionamento das partes amputadas são cruciais para um reimplante bem sucedido.
A técnica operatória inclui a remoção de tecidos necrosados (desbridamento), encurtamento do osso, sutura de tendões flexores e a ligação de artérias, veias e nervos. No entanto, mesmo tomando todos os cuidados necessários, os efeitos indesejáveis podem surgir após a cirurgia de reimplante como infecções, rupturas de tendões e falhas no fluxo sanguíneo chamadas de fenômenos de não reperfusão.
Reprodução: Diariodebiologia

Relacionados

Por que as partes do corpo amputadas precisam ser mantidas no gelo até serem reimplantadas?
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!