segunda-feira, 27 de março de 2017

Estudo alerta: Tirar o glúten da dieta, sem necessidade, pode causar diabetes mellitus


Diversas pessoas estão optando por conta própria pela retirada do glúten de sua alimentação, mesmo sem ser doente celíaco. levando em conta a explosão de “dietas sem glúten” na mídia, e a taxa absurdamente crescente de pessoas que, dia após dia, se propõem a evita-lo, não fica muito difícil julgar a ideia que o público em geral faz dessa proteína. Mas acredite: se você não faz parte do 1% que tem doença celíaca, ou não possui de fato qualquer intolerância ao glúten, esse aviso não deveria te dizer absolutamente nada. Ele simplesmente não é para você.
E agora, uma pesquisa orientada pelo pesquisador Geng Zong, pesquisador do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, analisou o consumo de glúten e a saúde de 200.000 pessoas, acompanhadas durante 30 anos. Os resultados sugerem que os adeptos de uma rotina alimentar isenta de glúten têm mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2. De acordo com o estudo, o risco aumenta em 13% quando o consumo diário da substância é menor que 4 gramas.
O estudo foi realizado com 200 mil participantes. A maioria apresentava uma ingestão de glúten abaixo de 12 gramas por dia. Dentro desta faixa, aqueles que comeram uma maior quantidade da proteína, tiveram menor risco de desenvolver diabetes do tipo 2, durante os 30 anos de acompanhamento. Ao longo do estudo, que durou de 1984 a 1990 e, depois, de 2010 a 2013, foram confirmados quase 16 mil casos de diabéticos.
O estudo concluiu também que quem tirou a proteína da dieta, acabou consumindo menos fibras, e consequentemente predisposto a aumentar as chances do diabetes. “Alimentos sem glúten geralmente têm menos fibra e outros micronutrientes, o que os torna menos nutritivos, além de custarem mais. Pessoas sem doença celíaca deve reconsiderar a decisão de limitar seu consumo de glúten principalmente no que diz respeito à prevenção de  doenças crônicas como o diabetes.”, disse  Zong.

Há controvérsias

A pesquisa ainda foi publicada oficialmente e, segundo a plataforma de pesquisa médica, PubMed, “sem uma publicação oficial, é impossível conhecer os detalhes metodológicos do estudo, seus possíveis vieses e a real conclusão dos autores, isso só acontece após um processo de revisão feito por seus pares”.
Reprodução:

Relacionados

Estudo alerta: Tirar o glúten da dieta, sem necessidade, pode causar diabetes mellitus
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!