O nosso shampoozinho de cada dia acaba de se tornar um grande vilão. Agora, muitas mulheres estão aderindo ao movimento do No-poo (sem shampoo) e Low-poo (pouco shampoo) e garantem que todas as marcas de shampoo vendidas no mercado são altamente prejudiciais à saúde dos cabelos. Elas dizem que o sulfato, presente em todas as marcas, é o grande vilão retirando, além do excesso de oleosidade, toda proteção e óleos naturais do cabelo, fazendo com ele fique ressecado e produza mais óleo para tentar suprir tudo aquilo que lhe foi retirado. Isso quer dizer que os cabelos cacheados, que são mais ressecados, ficam ainda mais secos e frágeis, enquanto os cabelos oleosos produzem mais óleo.
As adeptas do movimento “no-poo” e “low poo” aboliram de uma vez por todas o shampoo das suas vidas e garantem que é a melhor coisa que já fizeram pelos seus cabelos. A técnica é principalmente indicada para mulheres com cabelos crespos e cacheados, no entanto, milhares de mulheres com cabelos lisos já aderiram ao movimento.
MAS COMO ELAS FAZEM PARA LAVAR A CABELEIRA?
Existem várias técnicas. Muitas lavam o cabelo apenas com bastante água corrente morna ou empregando alguns procedimentos que envolvem produtos naturais tais como bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, por exemplo.
Já quem faz o “low-poo” utiliza shampoos manipulados que não contêm sulfato e mais alguns componentes considerados nocivos, como os silicones insolúveis em água. Em alguns casos, as adaptas do “low-poo” usam shampoo convencional (com sulfato) em intervalos afastados de tempo (muito tempo), dependendo da necessidade do cabelo.
Existe também a técnica do co-wash ou “conditioner wash” que significa lavar os cabelos utilizando condicionador. Sim, parece o contrário de limpeza, mas as seguidoras do movimento asseguram que os condicionadores (livres de silicones insolúveis, petrolatos e óleos minerais) possuem agentes de limpeza e que ainda são gentis o bastante para lavar o cabelo sem agredi-lo.
Mulheres adeptas ao “no-poo” e “low poo”, garantem que NUNCA usam shampoo nos cabelos e foi a melhor coisa que já fizeram na vida
4/
5
Oleh
josé