quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Dicas para fazer uma boa prova no Enem

Já é nesta semana e na próxima a prova que você esteve esperando o ano todo: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora é hora de prestar muita atenção para não colocar tudo a perder por errinhos bobos, como chegar atrasado ou passar uma questão errada para o gabarito. Para ajudar, a gente listou algumas dicas de como fazer uma boa prova.

1) Alimente-se antes
É importante se alimentar antes da prova, porque você ficará muitas horas sentado lendo as questões. Como você precisa sair cedo, o ideal é almoçar entre as 11h e 12h. Se não tem o hábito de comer nesse horário, faça um lanche leve. Não se esqueça também de levar comidinhas para a hora da prova.
2) O que levar para a prova
Leve apenas o essencial:
– Documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista, passaporte, carteira de trabalho, certificado de dispensa de corporação e certificado de reservista são aceitos. Se você perdeu sua identidade, leve o boletim de ocorrência, que deve ter sido tirado menos de 90 dias antes da prova)
– Cartão de confirmação de inscrição (pode ser o enviado por correio ou impresso pelo site do Inep)
– Caneta de tinta preta com o tubo transparente.
– Lanchinhos (água, barrinha de cereal, chocolate…)
Deixe em casa: lápis, lapiseira, borracha, celular, relógios, máquina calculadora, agenda eletrônica, smartphone, tablet ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens. Todos esses materiais, caso sejam levados, deverão ser depositados na embalagem porta-objetos que será distribuída a todos os participantes e que precisará ser guardada embaixo da carteira. Também não dá para usar lenço, boné ou óculos escuros.
3) Saia cedo de casa
A prova começará às 13h (horário de Brasília) nos dois dias. Para evitar imprevistos, confira o trajeto até o local de prova com antecedência e verifique quais transportes públicos precisará usar ou qual a rota para fazer de carro. Leve em consideração que poderá ter trânsito – afinal, quase 6 milhões de candidatos que farão o Enem.
O professor e coordenador do cursinho Anglo, Alberto Francisco do Nascimento, recomenda que você chegue às 12h no local. “Esse é um bom horário para quem não quer chegar apressado à prova”, explica. Chegar em cima da hora podeprejudicar o seu desempenho na prova ou até mesmo fazer com que você não consiga entrar no prédio para o exame.
Atenção: Os estudantes que moram em estados que não participam do horário de verão devem se atentar ao relógio para não perder a prova.
4) Cuidados durante o Enem
– Se ficar nervoso, faça exercícios de respiração. Feche os olhos e respire fundo, soltando o ar bem devagar. Lembre-se do porque você está ali e tente retomar o equilíbrio.
– O caderno de questões com Língua Estrangeira virá com as duas opções (Inglês e Espanhol). Cuidado para não se confundir e responder um idioma diferente do que você preencheu na inscrição.
– Evite perder tempo escolhendo questões para resolver. Siga a sequência e marque as que você tiver dúvida para fazer depois. Assim você não corre o risco de terminar o tempo e você precisar chutar várias questões sem nem ao menos ler o enunciado.
– Se sobrar questões em branco no final da prova, faça um chute consciente. São 5 opções, 20% de chance de acerto. Se fizer por eliminação, suas chances de acerto aumentam.
– Evite passar todas as questões para o gabarito no final. São muitas e você pode se confundir e, se demorar muito para notar o erro, pode acabar preenchendo muitas lacunas incorretas. Passe para o gabarito as que você já tiver certeza que sabe a resposta logo após responder a questão.
– Faça uma boa leitura da questão. Muitas são contextualizadas e dependem apenas da sua interpretação, o que significa que a resposta pode estar no próprio enunciado.
– Aproveite bem o tempo de prova. Não existe mal em ficar entre os últimos a sair (só tome cuidado para não faltar tempo). Se você terminar a prova e ainda tiver um tempinho, faça uma pequena revisão antes de passar as questões para o gabarito.
– A redação vale tanto quanto as outras provas, ou seja, 1/5 ou 20% do total da nota. Por isso, tome cuidado para não fugir do tema, motivo que mais faz com que as redações sejam anuladas.

Por fim, desejamos boa sorte! ;D

Relacionados

Dicas para fazer uma boa prova no Enem
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!