quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Novembro Azul alerta homens sobre a importância do exame de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. E é de olho naqueles que não se cuidam que a campanha Novembro Azul foi criada. O objetivo é levar informação e reduzir os números de mortes por causa da doença. Na Paraíba, pelo menos um homem é internado por dia com esse tipo de câncer.
A doença é silenciosa e quando apresenta algum sintoma, pode ser tarde demais. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens na Paraíba, perdendo apenas para o de pulmão.
A sorte é que é possível prevenir. Um simples exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação. Os médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.
Mas para um diagnóstico mais preciso, os médicos recomendam também o toque retal. "A combinação entre o exame de sangue com o exame físico, que é o toque retal, é o que existe de melhor atualmente para a detecção precoce do câncer de próstata. O câncer de próstata detectado incialmente tem uma chance de cura de 90%. Mais uma justificativa para o homem se cuidar antes de sentir alguma coisa", explica o urologista Jarques Lúcio.
O senhor Henrique, de 72 anos, fez o primeiro exame preventivo há 10 anos e depois disso não relaxou mais com os cuidados. "Já fiz dois exames já, graças a Deus. Foi tranquilo, não sente nada", diz ele.
A tendência é que homens mais jovens, mais informados e menos preconceituosos, encarem melhor o tratamento. O vendedor Francisco Freire está com 52 anos e desde os 47 faz o exame PSA associado ao toque retal. Para ele, manter os cuidados com a saúde em dia é importante para viver bem e com tranquilidade. "Ainda dá pra bater uma bolinha, correr atrás da bola, viver com qualidade de vida. Tomar um banho de mar, caminhar...", diz ele.

Relacionados

Novembro Azul alerta homens sobre a importância do exame de próstata.
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!