O estudo constatou que as bebidas do tipo diet, como os refrigerantes zero e outros tipos de bebidas adoçadas artificialmente, estão relacionadas ao aumento da gordura na região da barriga e ao consequente ganho de peso. Um grupo internacional de pesquisadores da Universidade de Manitoba revisou dezenas de estudos sobre os efeitos a longo prazo dos substitutos do açúcar, tentando verificar se havia uma tendência predominante.
O estudo descobriu que não só os adoçantes artificiais não contribuem para o controle de peso como as pessoas que fazem uso frequente desse tipo de adoçante demonstram um aumento do índice de massa corporal e risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Como resposta aos clientes, a PepsiCo disse que está reduzindo o uso de aspartame da Diet Pepsi e substituindo-o por sucralose, outro adoçante artificial comumente conhecido como Splenda.
Algumas pesquisas ainda relacionaram o consumo de refrigerante dietético com um maior risco de acidente vascular cerebral e demência. Ainda assim, muitos consumidores ainda acreditam que um refrigerante diet pode ser bom para a saúde.
Como resultado final do estudo, os pesquisadores concluíram que os edulcorantes sem nutrientes estão significativamente associados com modestos aumentos no peso corporal, IMC e circunferência da cintura.
Vale lembrar que a gordura da barriga, chamada de gordura visceral, tem sido associada a uma maior chance de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e resistência à insulina. A circunferência da cintura também é um componente de risco para a síndrome metabólica, que leva ao aumento de fatores de risco, como triglicerídeos altos, pressão arterial e glicemia.
Fonte: Site de Curiosidades
Pesquisa sugere que bebidas diet estão associadas ao aumento de peso
4/
5
Oleh
Beth Medauar