domingo, 29 de julho de 2018

Curiosidades sobre o beija flor que você não sabe!

O beija-flor pertence ao gênero dos apodiformes originário da subfamília dos troquilinos. Seu aspecto pequeno e alta velocidade de vôo tornam-lhe o único pássaro que pode planejar em seu voo. Eles são considerados os menores pássaros do mundo. Sua origem é na América Central, mas é possível encontrá-lo em mais áreas do mundo. A seguir vamos conhecer uma série de curiosidades desse animal.

As asas do beija-flor

Esses animais também são chamados de zununes por causa do zumbido característico que suas asas fazem enquanto voam. Seu movimento para cima e para baixo tem uma ordem aproximada de 70 vezes por segundo.

Beija-flores e flores

Eles precisam das flores, assim como fazem os beija-flores para sobreviver. As flores proporcionam o néctar, alimento por excelência destas aves e contribuem também para a polinização das flores, o que possibilita a sua reprodução.

Tanto a língua como o bico dos beija-flores estão adaptados à alimentação das flores. As línguas têm um formato em "W" para colaborar na "drenagem" do néctar, de modo que seus longos bicos facilitam a obtenção da profundidade das flores



As cores do beija-flor


Quanto à plumagem dos beija-flores, em três de suas quatro espécies, o verde é a principal tonalidade. Os machos têm uma mancha violeta / azul abaixo do olho e atrás da orelha e também possuem uma mancha brilhante na garganta.

A plumagem das fêmeas é semelhante à dos machos, mas as manchas do ouvido e da garganta são menores. As penas são levantadas quando excitadas, o que às vezes pode dar uma imagem mais brilhante. Suas penas são iridescentes, facilmente refletindo a luz e é por isso que muitas pessoas costumam associá-las a fadas.

Hábitos alimentares do beija-flor


Embora sejam pequenos pássaros, eles comem muito, podendo visitar mais de 1000 flores em um único dia para procurar comida. Eles podem comer até 60 vezes por dia para repor a grande quantidade de energia que usam no vôo. Seus pequenos corpos digerem os alimentos com facilidade e rapidez, tudo para obter os níveis de energia de que precisam.

Às vezes, eles comem pequenos insetos, mas preferem o néctar. Na América do Norte, por exemplo, algumas migrações comem muito mais do que o normal, o que possibilita que elas voem continuamente para o México ou a América Central.

Relacionados

Curiosidades sobre o beija flor que você não sabe!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!