sábado, 9 de maio de 2020

Nova espécie de serpente homenageia personagem de Harry Potter

A descoberta da Trimeresurus salazar, na Índia, é importante para enriquecer o conhecimento sobre a biodiversidade na região do Himalaia

Durante uma expedição herpetológica — estudo dos répteis e anfíbios — em Arunachal Pradesh, na Índia, uma nova espécie de víbora verde do gênero Trimeresurus foi descoberta. O achado foi comandado por pesquisadores de diversos institutos científicos indianos e publicado na revista Zoosystematics and Evolution.

A descoberta não é legal só por trazer novos conhecimentos sobre a biodiversidade do Himalaia: os cientistas batizaram a serpente de Trimeresurus salazar, em homenagem a Salazar Slytherin, personagem de Harry Potter que é cofundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e capaz de conversar com serpentes. Slytherin também é chamada de "víbora de salazar".

As serpentes Trimeresurus são venenosas e estão espalhadas pelo sudeste da Ásia. O gênero inclui pelo menos 48 espécies e 15 delas estão na Índia. Elas conseguem se camuflar facilmente, o que dificulta sua distinção e subestima sua real diversidade. Ou seja, pode haver muito mais espécies do que se pensava.

A nova víbora é verde, e os machos possuem uma faixa laranja-avermelhada presente na cabeça e no corpo. Essa já é a segunda espécie descoberta no curso da expedição a Arunachal Pradesh, que busca enriquecer o conhecimento da biodiversidade do nordeste do território indiano.

Nova espécie de serpente homenageia personagem de Harry Potter