segunda-feira, 15 de março de 2021

Girinos de espécie brasileira desenvolveram tática inédita para sobreviver

Endêmica da Mata Atlântica, a espécie Bokermannohyla astartea se acasala e bota seus ovos em "tanques de folhas", de onde os girinos devem saltar para conseguirem crescer



Um estudo publicado na revista Plos One nesta quarta-feira (17) e realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) traz o relato de algo bastante incomum no reino animal: uma estratégia inédita de girinos da espécie Bokermannohyla astartea em busca da sobrevivência.

Endêmica da Mata Atlântica brasileira, a B. astartea foi estudada pelos autores do artigo durante 11 anos, período em que dados sobre seu comportamento, acasalamento e desova foram coletados.

Segundo os autores, as fêmeas dessa espécie acasalam com machos dentro de "piscinas" ou "lagos" de bromélias, também chamados de "tanques de folhas". Esse comportamento já foi observado em outros anfíbios — mas os B. astartea tem algumas particularidades. Eles botam seus ovos no mesmo local onde acasalaram. Os girinos da espécie, no entanto, não completam seu desenvolvimento ali nos tanques. Ao invés disso, as observações feitas durante o estudo indicam que eles caem, saltam ou são arrastados para fora dessas "piscinas" para completar o processo. Isso porque girinos em fases avançadas de desenvolvimento foram encontrados apenas no riacho ao lado dos tanques de folhas, e não dentro delas.

A estratégia de desenvolvimento incomum observada entre essas pererecas permite que os girinos cresçam em um local seguro e escapem antes que a comida e o espaço limitados no tanque de folhas acabem. Os autores sugerem que as chuvas de alto verão nas florestas atlânticas do sudeste do Brasil possam ter ajudado a desenvolver essa estratégia única.

O estudo acrescenta novas informações sobre a notável diversidade reprodutiva de anfíbios, que exibem o maior número de diferentes táticas de reprodução entre todos os vertebrados de quatro patas.

Reprodução: Revista Galileu

Relacionados

Girinos de espécie brasileira desenvolveram tática inédita para sobreviver
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!