segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Homem com dor no estômago excreta uma Tênia de 6 metros de comprimento!

Um homem chinês com 38 anos de idade chegou ao hospital queixando-se de fortes dores no estômago e no abdômen, perda de apetite e peso, anemia e vomitava por mais de três dias sem parar, além de uma sensação terrível de fraqueza. Os médicos da Universidade de Medicina de Hubei, em Shiyan, na China, que realizaram os primeiros atendimentos não conseguiram identificar de imediato o que causava tanto sofrimento neste homem, porém com um exame detalhado em suas fezes foi identificado um ovo de uma Tênia.
Taenia saginata e a Taenia solium são parasitas causadores de duas doenças graves: a teníase humana e a cisticercose. A primeira é causada pelos adultos, os cestódeos e a segunda causada pelas suas formas larvais e que podem atingir músculos e até o cérebro. O homem é o único hospedeiro definitivo da Tênia que pode ser transmitido através de água e alimentos contaminados com ovos, mas principalmente de carne bovina mal cozida, que são os hospedeiros intermediários.
Para a surpresa dos médicos chineses, após a utilização do medicamento Praziquantel um antiparasitário de amplo espectro, além da ingestão de um laxante foi possível o homem expelir uma Tênia de cerca de 6 metros de comprimento que foi logo identificada como uma Taenia saginata. Esse parasita pode medir até 25 metros e vive em nosso intestino delgado onde se fixa. Ele pode viver por vários anos sem ser percebido, porém as proglotes (partes do seu corpo) podem ser visualizadas na eliminação das fezes, além disso, cada proglote da saginata pode conter até 80.000 ovos
Felizmente o chinês foi imediatamente tratado e conseguiu se recuperar facilmente com a utilização de antiparasitários e após três meses de tratamento, o mesmo já tinha recuperado o seu peso normal e seu apetite já estava normalizado. A teníase está difundida em todo o mundo e no Brasil e em países em desenvolvimento são notáveis os casos recorrentes de contaminação e da doença, principalmente em locais de periferia onde a precariedade de saneamento básico pode ser observada. A doença pode ser assintomática por anos, mas causa náuseas, vômitos e muitas dores abdominais podem ser associados relativos à doença da teníase, todavia a doença causada pela forma larval também chamada de Cisticercose se torna mais perigosa, uma vez que as larvas podem atingir várias partes do corpo, músculos, tecidos, órgãos e chegar ao cérebro através da corrente sanguínea e causar sérios danos nos seres humanos.
Os medicamentos mais frequentemente utilizados para o tratamento e combate da tênia são o praziquantel, mebendazol e albendazol que são eficazes e eficientes no extermínio das larvas e dos adultos. Portanto, cuidados com a higiene devem ser rigorosos quanto à procedência de alimentos e carnes mal cozidas, toda à atenção e cuidado são fundamentais para evitar a contaminação!

fontes: dailymailscielocve.saude .

Relacionados

Homem com dor no estômago excreta uma Tênia de 6 metros de comprimento!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!