A verdade é que não existe uma palavra final quando se trata de uma questão em que as individualidades devem ser respeitadas. Portanto, para responder a essa pergunta tão comum dos estudantes é necessário que o candidato faça uma breve reflexão.
É importante analisar o seu comportamento e o desenvolvimento do estudo quando se está sozinho, comparando-o com o estudo em grupo. Para auxiliar nessa análise, deve-se considerar alguns aspectos relevantes de aproveitamento, tais como a capacidade de se manter concentrado, a motivação e a produtividade em ambas situações. Após analisar esses três pilares relevantes, haverá um bom diagnostico de qual método é mais eficiente para você.
Para ajudar na sua reflexão, exemplifico situações corriqueiras do dia a dia que vivencio como professor.
Pessoas que preferem estudar sozinhas afirmam conseguir se manter focadas e concentradas com maior facilidade e por um período maior de tempo. Em contrapartida, essas mesmas pessoas encaram como desvantagem o rotineiro desvio de atenção e procrastinação, haja vista não haver ninguém para acompanhar a evolução dos seus estudos.
Em um estudo coletivo, têm-se como pontos favoráveis um melhor aproveitamento na medida em que, ao ensinar os colegas, fixa-se com mais facilidade o conteúdo em questão, sendo igualmente importante o estímulo que um estudante passa para o outro. Nesse contexto, observam-se melhoras inclusive no alívio das tensões típicas dessa fase. Contudo, não se pode esquecer da importância da concentração e do foco durante o estudo, de forma a se tomar cuidado para não se dispersar e desperdiçar o tempo, prejudicando a produtividade.
O fato é que sozinho ou em grupo temos que estudar sempre. Então, bom trabalho!
Qual a melhor maneira de estudar: sozinho ou em grupo?
4/
5
Oleh
josé