sexta-feira, 7 de abril de 2017

Artigo científico revela inesperada nova função dos pulmões


Depois da descoberta anunciada de um novo órgão do corpo humano escondido nos intestinos, um artigo publicado na Nature revela que os pulmões desempenham um papel que vai muito além da função respiratória de oxigenar o sangue e eliminar o dióxido de carbono do corpo. Usando microscopia em vídeo em pulmões de camundongos, os pesquisadores descobriram que os pulmões têm um papel fundamental na produção de sangue.
Até o momento se pensava que a medula óssea era a única responsável pela produção de todos os nossos componentes sanguíneos. No entanto, este estudo revela que os pulmões produzem mais de 10 milhões de plaquetas (pequenas células sanguíneas) por hora, o que equivale à maioria das plaquetas na circulação dos animais.  E não é só isso: em outra descoberta extraordinária, os cientistas identificaram um pool de células hematopoiéticas capazes de restaurar a produção de sangue quando as células progenitoras da medula óssea estão exauridas.
A descoberta contou com uma tecnologia inovadora. Eles utilizaram um camundongo que havia recebido um tratamento no qual suas plaquetas emitiam fluorescência verde. Então conseguiram observar uma grande “população” de megacariócitos – células precursoras das plaquetas – na vasculatura pulmonar.  Os megacariócitos do pulmão produzem mais da metade do total de plaquetas nos camundongos e não exclusivamente na medula óssea, como presumia-se por muito tempo.

Relacionados

Artigo científico revela inesperada nova função dos pulmões
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!