quinta-feira, 6 de abril de 2017

Guardar arroz cozido para comer mais tarde pode cultivar uma bactéria mortal. Veja como evitar isso!

Deixar comida preparada em cima do fogão é um erro grave. Isso porque, as temperaturas mais altas fazem com que os alimentos fiquem muito mais suscetíveis à deterioração e à proliferação principalmente de bactérias. No entanto, o arroz cozido em especial, pode carregar um perigo específico, pois cozinhar o arroz não necessariamente mata todos os patógenos que podem estar por ali e isso poderá resultar em uma intoxicação alimentar. Se você já enfrentou uma, sabe do que estou falando: são comuns sintomas desagradáveis como vômito, diarreia e cólicas estomacais.
O grande problema é que o Bacillus cereus, muito comum em forma de esporo no arroz cru, pode sobreviver ao cozimento.  A germinação e o crescimento ocorrem, geralmente, entre 10°C e 50°C. Isso quer dizer que se o arroz cozido for mantido à temperatura ambiente, os esporos podem sair da sua forma protetora, germinar levando à multiplicação das formas vegetativas. O arroz cozido tem a umidade e a nutrição perfeita para o crescimento dessa bactéria e, como subproduto deste crescimento, há uma produção massiva de enterotoxinas, na qual a do tipo cereulide que é altamente resistente ao calor e ao pH entre 2 e 11. A maioria dos pacientes eméticos se recupera dentro de 6 a 24 horas, mas em alguns casos, a toxina pode ser fatal.
Este tipo de intoxicação é conhecida, popularmente, como “síndrome do arroz frito”, batizada com esse nome porque antigamente era comum as pessoas ficarem doentes depois de comerem em bufês de comida chinesa, onde o prato era deixado em temperatura ambiente por várias horas.

O que fazer então para que o arroz não ofereça risco?

Primeiro de tudo, você precisa esperar ela esfriar antes de colocá-la na geladeira. Colocar comida quente no refrigerador faz com que sua temperatura interna aumente, criando assim uma incubadora perfeita para bactérias e afins. Então, cubra o recipiente da comida, espere que ela chegue em temperatura ambiente (mas não deixe mais de quatro horas sem refrigeração) e só então coloque na geladeira.
Fazendo assim, você diminuirá, consideravelmente, os riscos de proliferação da bactéria B. cereus e, consequente intoxicação por cereulide.


Relacionados

Guardar arroz cozido para comer mais tarde pode cultivar uma bactéria mortal. Veja como evitar isso!
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!