sexta-feira, 26 de maio de 2017

O salmão que você come não veio do mar e a carne é tingida com pigmento artificial

A carne de salmão é uma das carnes de peixe mais lindas que existe. A coloração encanta e deixa a carne apetitosa. Mas, na verdade, o salmão é um peixe originalmente de carne branca como os outros que conhecemos. Aquela coloração avermelhada que conhecemos é devido a um pigmento chamado astaxantina, um carotenoide que é sintetizado por algas e organismos unicelulares que por sua vez são a comida preferida dos camarões.
O camarão e outros crustáceos, são a comida preferida dos salmões que vivem selvagens.  A astaxantina presente no corpo do camarão também fica acumulada nos músculos do salmão. Comendo camarão o tempo todo, o salmão torna-se rosado, pois não conseguem se livrar do pigmento.

SALMÃO DE CATIVEIRO, É ESSE QUE VOCÊ COME!

A maioria do salmão que vimos por aí, vem de criação de viveiros que alimentados principalmente com comida para peixe que, obviamente, não contém camarão, pelo alto custo. Sem comer camarão o salmão de viveiro tem a carne branca como qualquer outro peixe.
No entanto, o consumidor não está interessado em salmão branco, mesmo que o gosto da carne seja o mesmo. Assim, os criadores adicionam na dieta do salmão, o pigmento astaxantina sintético (que é mais barato) ou extraído a partir da farinha de camarão. Então na verdade, o salmão que comemos nos restaurantes, são tingidos por pigmento sintético.
Reprodução: Diariodebiologia


Relacionados

O salmão que você come não veio do mar e a carne é tingida com pigmento artificial
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!