sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Estudo revela a influência de leguminosas na produção de gases intestinais

Muitas pessoas evitam comer feijão e outras leguminosas por medo de sofrerem com gases excessivos ou desconfortos gastrointestinais. A ocorrência de flatulência sempre esteve associada ao consumo deste tipo de alimento e, por isso, um estudo foi realizado com o objetivo de determinar a influência do consumo frequente e em longo prazo de sementes de leguminosas na formação e excreção de gases intestinais.

Durante a pesquisa, foram comparados dados de dois grupos específicos de indivíduos: um grupo B de pessoas que habitualmente consumiam leguminosas e outro grupo NB de indivíduos que consumiam leguminosas com baixa frequência.

Para estes dois grupos, a formação e a excreção de gases intestinais foram medidas durante um período de dieta, com o controle do consumo de leguminosas. As pessoas que já consumiam legumes em suas dietas normais e aquelas que não consumiam os alimentos foram submetidas à ingestão diária de 100 gramas de feijão.

Doze homens participaram deste estudo em regime ambulatorial e receberam um cardápio específico por 23 dias. A pesquisa demonstrou que não houve uma adaptação rápida ao consumo de leguminosas entre aqueles indivíduos que não consumiam os alimentos regularmente, mas, de uma maneira geral, os dois grupos apresentaram resultados equivalentes na excreção de gases intestinais.

Os pesquisadores notaram, no entanto, que ambos os grupos passaram a expressar maior tolerância e menos desconfortos físicos causados por gases à medida que o período de consumo do feijão se prolongou.



Isso demonstra que o organismo é capaz de se adaptar e que o consumo de alimentos que, reconhecidamente são causadores de gases, deixa de gerar desconfortos depois de um determinado período. Sendo assim, o consumo frequente e de longo prazo de leguminosas para de provocar o aumento dos gases intestinais depois de um tempo.

Os resultados fazem parte de um estudo de nutrição clínica, publicado em julho de 1984, no The American Journal of Clinical Nutrition. A pesquisa avaliou a influência direta do consumo de feijão na intensidade da flatulência humana. [ Veja o estudo ]

Vale ressaltar que uma dieta rica em leguminosas, incluindo o feijão, pode reduzir os riscos de doenças crônicas. Sendo assim, vale a pena incluir estes alimentos no cardápio diário.

Reprodução: Sitedecuriosidades

Relacionados

Estudo revela a influência de leguminosas na produção de gases intestinais
4/ 5
Oleh

Inscreva-se via email

Quer receber atualizações de novos artigos como este? adicione o seu e-mail!